Páginas

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Desanimo



Introdução
Falta de ânimo; abatimento, desalento. Antôn: entusiasmo.
Hoje vamos falar sobre o “Bichinho chamado Desânimo”. Todos nós passamos por isso, e nesta manhã quero dizer para vocês que esta pregação eu fiz primeiramente para mim, pois tenho sido vítima deste mal.
Pergunto a vocês o desânimo vem de Deus? É dado por ele? Até quanto à culpa é somente do diabo? No decorrer desta mensagem encontraremos grandes homens que desanimaram ao longo de sua caminhada ao lado de Cristo.
Oração
1) O grande desafio nascido de algo aparentemente pequeno
O maior desafio do cristão não é propriamente ter as coisas, mas sim a consciência de que "podemos ter" tudo o que nos for necessário, uma vez que o Senhor é nosso pastor e não estamos fadados a ter falta (Salmos 23). Também Paulo nos orienta sobre o estarmos tranqüilos em abundância ou em carência.
Quando assumimos que "não podemos ter", mesmo que cercados de tudo o que é bom, encontramos sofrimento, dor, tristeza e derrota, já que nossa mente não aceita que dias melhores virão, ao mesmo tempo em que nosso coração se apavora pela possibilidade de se perder o que temos no presente.
O maior indutor desse estado de espírito é o desânimo. Ele é tão bem preparado para desmobilizar a vida abundante prometida por Jesus (João 10:10 ) nesta passagem vemos para que o ladrão vem, não pense que o diabo veio para nos aplaudir para ver q estamos vencendo. Destruir essa é a vontade maior. Ele quer te ver assim você parado engessado, vendo sua igreja precisando de um professor e você sendo professor e não atuar como um. Ele quer ver a sua igreja sem uma pessoa para mexer no multimídia, porque você sabe e não quer fazer. Muitas das vezes damos lugar mais as coisas que o diabo fala do Cristo. Por isso chamo o desanimo de “bichinho” porque ele cresce em nossa vida e muitas das vezes passa a ter vida própria ao ponto de não conseguirmos mais controlar.
2. A atuação do desânimo na vida do cristão
O desânimo não acontece só com a Márcia, por costume nosso fazemos dos heróis da escritura sagrada exemplos para nossa vida. Não é fácil hoje e não foi fácil no passado, qualquer servo de Deus envolvem momentos de profundo desafio.
Relembremos dois momentos da vida de Moisés:
Êxodo 14: 15:26

MOMENTO 1- Moisés estende a sua vara e faz com que as águas do Mar Vermelho se abram, Moisés pergunta a Deus o que vamos fazer? Faraó e seu exército vieram até nos, e agora como vamos conseguir? E Deus diz:
"Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se seco, e as águas foram partidas."
MOMENTO 2- Em Êxodo 32 : 30-35 Moisés quando ele entra em desespero, desanimando de sua missão, por causa do mesmo povo que havia cruzado o Mar Vermelho e saído de Egito, e pede a Deus que risque seu nome do Livro da Vida.
“Este povo cometeu um pecado terrível. Eles fizeram um deus de ouro e o adoraram”
“... Então tira o meu nome do teu Livro, onde escreveste os nomes dos que são teus.”
De acordo com as palavras de Jesus (Lucas 10:20 ), ter nosso nome escrito no Livro da Vida é algo absolutamente superior a qualquer outra coisa. Significa a segurança de uma vida eterna junto de Deus.
Tão grande foi, contudo, a frustração de Moisés diante das dificuldades em cumprir a missão a ele confiada por Deus, que o sentido de valor se desvaneceu sob o peso do desânimo, e pediu algo inaceitável: perder a oportunidade de viver o eterno.
De certa forma, Moisés colocou sua missão acima da relação pessoal com o Senhor, um erro perigoso no qual qualquer um pode passar, muita das vezes colocamos nosso ministério, casamento, trabalho.... Acima de Deus.
As "pedrinhas" que são colocadas em nosso caminho têm uma aparência praticamente inofensiva, mas seu potencial de atrapalhar nossa existência, e mesmo a nossa fé, é bastante grande.
Aqui é que entra em cena o "bichinho", pequeno, quase invisível, mas tão destrutivo como um vírus mortal, chamado "desânimo".
Uma das razões pela quais ele é tão incômodo e nocivo deriva do fato de que, sendo gerado por estímulos externos, se instala no interior da pessoa, crescendo, e a partir dos sentimentos humanos, emerge subitamente com todo seu potencial destruidor.
Como um bom "bichinho", ele penetra em todas as "frestas" da nossa mente, em todos os "pontos fracos" que a vida produziu em nossa estrutura emocional, passa sob portas que pensávamos fechadas.
Com grande agilidade ele se desvia de armas que foram projetadas para vencer gigantes. Uma vez instalado, o "bichinho" se alimenta daquilo de frágil e mau que está nosso interior, além de aproveitar, por meio de nossos sentidos, de uma variedade de alimentos que existem no mundo( Gal 5:1-21: os frutos a carne ).
Seguramente, o "desânimo" é um dos "office boys", um dos mensageiros do diabo, colaborando em tudo que pode para a realização da tarefa do inimigo que é "roubar, matar e destruir" ( João 10:10 ).
Pode parecer que essa história do "bichinho" é algo de pequeno efeito e facilmente superável mediante um "bom papo" com os amigos, uma visita ao shopping, ou uma diversão qualquer, mas na realidade é de feito muito profundo, chegando a extremos.
Tais ataques do desânimo são encontrados em vários relatos bíblicos e atingiram pessoas fracas ou mesmo aquelas de alto nível espiritual, heróis da fé, exemplos de vida. Dentre eles podemos citar:
CAIM : Vivendo num mundo onde não existia, ainda, a figura da violência entre os homens e,menos ainda, da morte. (Gênesis 4:1-9 ).
Teoricamente ele deveria estar isento de qualquer pressão do ambiente, de marcas do passado, de influências familiares negativas, mas, mesmo assim, teve, por seu estado de espírito, a audácia de "inaugurar" os homicídios, que hoje são tão comuns.
ELIAS : Era um homem profundamente entrosado com Deus, mas de qualquer maneira, era apenas um homem (Tiago 5: 17-18), que após a memorável vitória contra os profetas de Baal , sentiu o peso das ameaças de Jezabel e duvidou da validade de seu trabalho, tendo desanimado até desejar a morte ( I Reis 19: 1-18 ).
JOÃO BATISTA : O maior homem nascido de mulher ( Mateus 11:11 ), destemido em sua pregação, tendo apresentado o "Cordeiro de Deus" ao mundo, entrou em uma crise de desânimo na prisão, não sabendo se havia cumprido sua missão( Lc 7:18-23 ).
A MULHER DE JÓ : Uma "madame" despreparada para enfrentar desafios, ficou completamente desanimada quando seu esposo não era mais detentor de bênçãos especiais como homem justo, e propôs que ele abandonasse o Senhor e morresse. Isso nos indica que temos que ir diretamente a Deus, sem nos ater as pessoas, e que parente de justo não é necessariamente justo ( Jó 2: 9-10 ). Muitas vezes convivemos com a benção, freqüentamos a benção, mas não suportamos a menor brisa de desafio, desanimando rapidinho.
O POVO DE ISRAEL : Contaminados pelo desânimo dos espias enviados à terra prometida, também perderam o ânimo e desistiram de se apropriar da benção, com ela ao alcance de suas mãos ( Nm 13: 21-22 e 14: 1-5 ).
ISAÍAS E GIDEÃO : Dois homens chamados por Deus e que queriam desanimar mesmo antes de iniciar suas missões, pelo fato de estarem com o olhar fixo nas suas limitações, desapercebidos de que o poder divino se mostra mais intenso diante de nossas fraquezas ( Juízes 6: 11; Isa 6: 1-5; Hb 4:15 ).
O desânimo tem a facilidade de chegar bem perto de nós, em uma estratégia que pode até parecer nosso "amigo", muito condescendente com nossos problemas. Ele nos oferece um falso "carinho" e nos promete o consolo do esquecimento afirmando: "Deixe de lutar, você já sofreu demais, relaxe, descanse em meu regaço."
Como Jesus é o nosso modelo, devemos observar sua recomendação para vencer situações de provação:
"Tenho vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo ( o inverso do desânimo ) , eu venci o mundo."
João 16:33
Venceremos o desanimo através do amor, pela simples razão de que o desânimo tira a força interior do homem, sua motivação e, conseqüentemente, sua coragem. Isso equivale a ter medo, que é um elemento capaz de anular o amor (I João 4:18 ).
Quando o amor preenche o coração e a mente de uma pessoa, ele lança fora o medo e também não admite o desânimo, uma vez que tem uma missão de vida voltada para os outros e não para si mesmo.
_____________________________________________________________________________

Há momentos
Há momentos que, na vida, pensamos em olhar atrás,
É preciso pedir ajuda para poder continuar.
E clamamos o nome de Jesus
E clamamos o nome, o nome de Jesus,
Ele nos ajuda a carregar a cruz.
Te amo Deus1

2 comentários:

  1. Espero que tenha tido uma galera legal na igreja pra ouvir o q Deus falou através de vc. É tempo de despertar, dar um chute no desânimo. Deus conta conosco pra avançar em Parque Esperança.
    Parabéns meu bem! Sei q Deus falou ao seu coração e te usou poderosamente neste domingo. Ao ler esta mensagem me senti lá, sentada no 1º banco, como gosto de ficar, e tirando fotinhas né?
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Foi sim Beth, graças a Deus! Foi muito importante pra mim esta meditação e faltou vc pra tirar a fotinha e registrar o momento. Saudades!!!

    ResponderExcluir