Páginas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

José servo fiel



Esse domingo (25/07) tivemos mais um pregador convidado em nossa igreja não lembro nome dela neste momento porque não era fácil e sempre que o Pastor falava o nome dela eu nunca conseguia anotar por não compreender. Mas isso no momento não é o principal que eu quero relatar. Ela falou sobre José usando o tema José um servo fiel. E podemos aprender bastante com esta pregação que trouxe uma diferença em minha vida e quero compartilhar com você.
José tinha tudo para ser um rapaz infeliz, pois vivia cercado de inveja dos seus irmãos, pois seu pai não negava sua preferência por ele.
Em Gênesis 37:12 em diante relata que os irmão de José tramaram de matá-lo, queriam matar e jogar no poço o seu corpo, mas Rubem um de seus irmão para tentar protegê-lo sugeriu que não tivesse sangue, que o jogasse em algum poço e ali ele morreria. OS seus irmãos o jogaram num posso e logo avistaram homens caminhando longe e eram os ismaelitas vindo de Gileada. E assim, venderam o seu irmão para os ismaelitas que estavão indo para o Egito.
Vamos imaginar como nos sentiríamos se isso acontecesse conosco, José era Jovem e o mais novo dos irmãos o mais querido de seu pai. Ele poderia muito bem odiar seus irmãos e ser um jovem rebelde, mas veremos mais a frente que esse Jovem era um servo fiel.
Os ismaelitas venderam José para um egípcio chamado Potifar. Potifar era um militar importante no Egito. Vemos na história que José era um escravo, logo Deus o honrou lhe tornando um administrador da casa de Potifar, tornando assim uma pessoa de confiança do seu senhor. Em vários momentos vemos que Deus estava com José em todo tempo, de escravo ele se tornou um homem de confiança e bem sucedido em tudo que fizera.
Um servo fiel transparece a presença de Deus e aonde nos formos as bênçãos do Senhor nos seguiram.
Em Gn 39: 7-9 vemos que a mulher de Potifar o queria para si, é relatado na história que José era um homem de boa aparência um belo rapaz. A mulher de Potifar o chamou para se deitar com ele, dizendo vem para cama comigo. E para surpresa de todos José não quis fazer isso, pois sabia que não era certo e disse para mulher que o seu senhor disse que tudo ele poderia fazer menos tocar em sua mulher. Ele entendia que se ficasse ali conversando com aquela mulher ele poderia vir a pecar, afinal o Senhor não diz para conversarmos com nosso pecado e sim fugir e assim José fez fugiu. Ele disse: Como poderia eu fazer uma coisa tão imoral e pecar contra Deus? Ele tinha temor de Deus.
Só que a mulher segurou o seu manto e com isso começou a gritar quando seu esposo Potifar chegou ela disse que José quis tomar ela, sendo que José fugiu. Potifar muito irritado mandou prender José na cadeia. E mais uma vez vemos o quanto esse era um servo fiel, José na cadeia foi abençoado por Deus ele se tornou amado ali naquele lugar e logo se tornou encarregado de todos os presos, Ah! Deus maravilhoso quando pensamos que o fim está próximo ele nos recompensa com o melhor, assim fez com José o tornando amado e querido ali naquele lugar triste. Deus honra e ele Honrará você em tudo que você fizer. José tinha Deus em primeiro lugar em sua vida. Buscai primeiro o reino de Deus e as demais coisas serão acrescentada em sua vida.
Um servo fiel é perdoador em Gn 42 vemos o quanto José teve um coração de servo de Deus. Seus irmãos foram até o Egito comprar mantimentos e lá viram José mais eles não o reconheceram, neste momento José poderia acabar com eles, mas ao contrario ele recebeu seus irmãos e como no sonho que teve os seus irmãos se renderiam a ele. E assim fez José perdoando seus irmãos não deixando que a ira, a raiva, ódio ou qualquer outra coisa subisse em seu coração. Em Gn 50:20 Mostra o momento em que carinhosamente José trata seus irmão.
Espero que você assim como eu tenha aprendido um pouco com a vida de José, poderíamos falar ainda mais coisas sobre esse homem fiel, mas quis me prender a esses dois fatos que na pregação foi o que mais me impactou. Que Deus abençoe sua vida!
Coração igual ao teu.

Se Tu olhares, Senhor
Pra dentro de mim
Nada encontrarás de bom
Mas um desejo eu tenho
De ser transformado
Preciso tanto do Teu perdão
Dá-me um novo coração

Dá-me um coração igual ao Teu
Meu mestre
Dá-me um coração igual ao Teu
Coração disposto a obedecer
Cumprir todo o Teu querer
Dá-me um coração igual ao Teu

Ensina-me a amar o meu irmão
A olhar com Teus olhos, perdoar com o Teu perdão
Enche-me com Teu Espírito
Endireita os meus caminhos
Ó Deus, dá-me um novo coração
Enche-me com Teu Espírito
Endireita os meus caminhos
Ó Deus, dá-me um novo coração

Faça dessa música uma oração ao Senhor.
Márcia Lima

Um comentário: